Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com palestras on-line e programação presencial nas unidades, o evento focou na biossegurança
Capacitar os colaboradores sobre saúde e segurança no trabalho, prevenir acidentes e doenças ocupacionais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais. Estes foram os objetivos da I SIPAT Integrada – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, realizada nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Iniciado no dia 29/11, o evento encerrou na sexta-feira, 03/12, com a palestra “Atitude Segura: práticas diárias de segurança”, ministrada pelo time de Saúde e Segurança do Trabalho das unidades. O bate-papo foi transmitido ao vivo pelo ISAC no YouTube, Facebook e LinkedIn.
“Promover a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores é um dos pilares do ISAC. E conseguimos abordar durante essa semana, de maneira integrada, temas que fortalecem a cultura de segurança no trabalho. Conjuntamente com a Genesis, empresa de apoio técnico à gestão, tivemos dias de bastante aprendizado e compartilhamento de conhecimentos”, explicou Jancarlos Ramos, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no ISAC.
Programação local
Nos primeiros três dias de evento, as palestras aconteceram de forma presencial nas unidades ISAC de todo o país. Na segunda-feira, 29/11, inteligência emocional foi o tema abordado na abertura da I SIPAT. A ação seguiu na terça-feira, 30/11, com orientações sobre ergonomia no ambiente laboral, a fim de prevenir e tratar dores lombares. Já na quarta-feira, 1/12, o foco foi o cuidado com a nutrição dos profissionais.
“Durante os bate-papos presenciais, cada unidade definiu os horários das palestras, mas os temas foram os mesmos. Nosso foco foi trazer abordagens que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade e o bem-estar no trabalho”, afirmou Jancarlos.
Biossegurança
A palestra “Biossegurança: processos integrados de segurança” foi transmitida on-line nas redes sociais do instituto. Ela foi mediada por Ana Negreiros, gestora de Comunicação do ISAC, e ministrada por Nara Fernanda Resende, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), com a participação de Jancarlos Ramos.
De acordo com Nara Fernanda, seguir os protocolos e fluxos é a melhor maneira de prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes à atividade de trabalho.
“Precisamos estar atentos para o mapeamento dos riscos da atividade laboral desempenhada e seguir constantemente os protocolos e fluxos de segurança definidos. Quando falamos na prática de processos integrados de segurança, a prevenção é a melhor atitude a ser tomada”, destacou Nara.
Implantação do Comitê de Biossegurança ISAC
A I SIPAT Integrada foi encerrada com a realização de uma live que foi transmitida ao no canal do Youtube do ISAC e contou com a presença do time de SST de todo o país. Participaram da transmissão Wasney Rocha, das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Icuí e Cidade Nova, no Pará; Paulo Bellas, dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, na Bahia; Edimar dos Santos, da UPA Santa Paula, no Paraná; Pamella Braga, da UPA Mansões Odisséia e Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás; Wanderson Rodrigues, UPA Anatólio Carneiro, em Araguaína; Alan Estevam, do Hospital Ib Gatto Falcão, Josivan Galdino, da UPA Trapiche da Barra, e Patrícia Arruda, da UPA Benedito Bentes, em Alagoas; Maria de Fátima Nobre, da UTI Covid-19 no Hospital Municipal de Araguaína e Day Clinic; Vanusa Mota, da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi; Diego Lima, do HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19.
Entre outros assuntos abordados, a implantação do Comitê de Biossegurança ISAC foi tratada durante a live.
“Durante a SIPAT falamos bastante sobre biossegurança que é um tema que iremos intensificar em nossas unidades. Tanto que estamos implantando o Comitê de Biossegurança ISAC, visando a padronização das nossas ações de Saúde e Segurança do Trabalhador”, explicou Diego Lima.
Concurso de tema
O tema da I SIPAT Integrada foi escolhido por meio de um concurso entre os colaboradores e prestadores de serviço do ISAC. Raul Peixoto, do Departamento Pessoal do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, criou a frase vencedora: “Pratique a biossegurança e esteja presente no seu futuro”.