Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os colaboradores do Multicentro Carlos Gomes, unidade ambulatorial administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) em Salvador/BA, desenvolveram durante o mês de agosto ações com pacientes e acompanhantes para conscientização da importância do aleitamento materno e do enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.
As mobilizações que fazem parte das campanhas Agosto Dourado e Agosto Lilás, respectivamente, aconteceram nas salas de espera do posto.
“Nosso intuito é promover de forma periódica ações voltadas à promoção da saúde dos nossos pacientes que aguardam por atendimento nas salas de espera. Dessa forma, podemos auxiliar na introdução de hábitos saudáveis, bem como prestar informações que vão ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, como no caso das vítimas de violência doméstica”, destacou Paula Souza, coordenadora de enfermagem do Multicentro Carlos Gomes.
Maria Helena Silva que estava acompanhando um paciente que aguardava atendimento na unidade, elogiou a iniciativa promovida pelos profissionais. “Muito bom esses esclarecimentos porque infelizmente esses casos existem e muitas mulheres têm medo de denunciar, mas é importante fazer a denúncia porque uma relação abusiva, para mim é um caminho sem volta”, afirmou.
Agosto Dourado
Voltada para o incentivo da prática do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado acontece simultaneamente em 120 país ao redor do planeta.
A Organização Mundial da Saúde – OMS aconselha a manutenção do aleitamento materno por dois anos ou mais, e, de forma exclusiva por 6 meses. A amamentação é a base da vida pois promove a microbiota intestinal saudável, protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas, podendo prevenir mais da metade dos episódios de diarreia, além de diminuir sua gravidade.
Além disso, previne um terço das infecções respiratórias, incluindo otite média aguda, nos 2 primeiros anos de vida. Há ainda a diminuição da prevalência de rinite alérgica nos primeiros 5 anos de vida e eczema nos primeiros dois anos de vida.
Agosto Lilás
Para marcar a data e reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher, foi instituído o Agosto Lilás.
Um dos objetivos da iniciativa é mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo e que todos saibam como denunciar as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima de violência.
A campanha, que é realizada em todo país, sensibiliza a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, e divulga a Lei Maria da Penha.