Duas pessoas estão de pé no fundo da sala e outras quatro estão sentadas uma ao lado das outras. Elas estão com balões amarelos nas mãos.

Multicentro de Saúde Carlos Gomes promove ação de prevenção do suicídio

Getting your Trinity Audio player ready...

Conversar é a melhor maneira de prevenir novos casos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. O dado alarmante reforça a importância de falar sobre o tema para quebrar tabus e salvar vidas.

No Multicentro de Saúde Carlos Gomes, unidade administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Salvador, a equipe multidisciplinar promoveu palestras nas salas de espera da unidade para sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre a importância de procurar ajuda em casos de pensamentos suicidas.

A iniciativa faz parte das ações do Movimento pela Vida, programa do ISAC que incentiva a cultura do autocuidado nas regiões onde o Instituto está presente.

Falar é necessário

Muitos são os motivos que podem levar uma pessoa ao suicídio. Exposição a momentos de extremo estresse, problemas financeiros, situações de perdas, separação e outras dores e até disfunções fisiológicas que impactam na saúde mental.

O primeiro passo para prevenir o suicídio, no entanto, é conversar.

“A melhor forma de ajudar a pessoa que está em situação de sofrimento é ouvi-la de maneira respeitosa, tentando compreendê-la pelo ponto de vista dela e buscar uma solução junto com ela. Julgar, criticar e desrespeitar quem está nessa condição só serve para aumentar o sofrimento”, explicou Samuel Nunes, psicólogo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Atendimento especializado

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes conta com uma equipe de psicólogos para acolhimento gratuito dos beneficiários SUS da capital baiana que necessitam de acompanhamento.

Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o agendamento no setor de marcação da unidade ambulatorial, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7 às 18 horas, portando o cartão SUS vinculado ao município de Salvador e um documento de identificação com foto.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.