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Administrado pelo ISAC, o Multicentro é uma das unidades mais importantes da rede especializada soteropolitana
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes realizou 162.989 atendimentos em 2021, entre procedimentos de finalidade diagnóstica e consultas especializadas. Custado pela Prefeitura de Salvador e administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde agosto de 2020, a unidade é considerada um dos Multicentros mais importantes da rede ambulatorial da capital baiana, garantindo atendimento gratuito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.
No total, foram mais de 53 mil exames realizados, entre eles MAPA, Holter 24 horas, testes rápidos para detecção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, ultrassonografias, citopatológico do colo uterino, colposcopia, ecocardiograma e eletrocardiograma. Outras 109 mil consultas em cerca de 30 especialidades diferentes também foram ofertadas durante o ano passado ao beneficiário SUS de Salvador.
“O Multicentro de Saúde Carlos Gomes é um dos mais procurados da rede municipal de Salvador. Desde que iniciamos a gestão da unidade, conseguimos realizar uma série de melhorias e os nossos pacientes já conseguem perceber o Jeito ISAC de cuidar, sempre com qualidade, humanização e segurança para os pacientes”, explicou Karol Oliveira, diretora geral da unidade.
Melhorias implementadas
Desde que assumiu a gestão compartilhada da unidade, o ISAC iniciou um amplo processo de modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
Para resolver um problema histórico de formação de filas para agendamento de consultas e exames que se formavam todas as manhãs na unidade, foi implantada uma nova central telefônica e o sistema de fila de espera virtual para atendimento dos pacientes da unidade. O setor de marcação também ganhou ampliação dos espaços com a inclusão de duas salas, todas com acessibilidade para os pacientes. A reorganização dos fluxos proporciona mais conforto aos usuários.
A reestruturação do espaço físico da unidade também possibilitou a reativação da oferta do exame de eletroencefalograma. “Durante esse ano, conseguimos assegurar um atendimento mais humanizado, seguro e de qualidade aos nossos beneficiários. Também conseguimos implantar processos mais eficazes que geraram a melhoria de alguns indicadores.
Com o processo de modernização que implementamos com a central telefônica e o sistema de fila de espera conseguimos acabar com um problema histórico das filas que se formavam na frente da unidade. Mesmo com algumas dificuldades ainda enfrentadas no serviço, temos convicção de que o cidadão soteropolitano já consegue perceber a diferença do Jeito ISAC de cuidar”, pontuou Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC no Nordeste.
Satisfação do usuário
A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, o Multicentro alcançou 96% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
A secretária Eliane Santos Santana, 42 anos, foi uma das pacientes que elogiaram a qualidade da assistência. Após ser atendida pela primeira vez na unidade, ela afirmou ter ficado surpresa com o acolhimento humanizado recebido. “O atendimento foi ótimo, da recepção ao atendimento médico. Simplesmente amei. Muito rápido e todos muitos educados. A triagem foi ótima. O médico foi perfeito”, afirmou.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.
Mutirões aos feriados e fins de semana
Desde 13 de novembro de 2021, o Multicentro Carlos Gomes iniciou a oferta de procedimentos durante os fins de semana e feriados.
A iniciativa teve como objetivo a ampliação da oferta pelos procedimentos ambulatoriais à população soteropolitana, devido à demanda reprimida apresentada pelo serviço público de saúde da capital baiana em decorrência da pandemia do coronavírus.
Durante essas ações, foram realizados 6.923 atendimentos entre consultas e exames especializados.
Valorização das equipes
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve no Multicentro Carlos Gomes uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.