Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade ambulatorial é uma dos postos de referência no atendimento especializado dos pacientes SUS em Salvador
Dores crônicas e generalizadas por todo o corpo. Esses são os principais sintomas de uma doença ainda pouco conhecida: a fibromialgia. Com maior prevalência em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos, a patologia costuma acometer pessoas com histórico de traumas psicológicos e expostas a situações de grande estresse.
Foi o que aconteceu com Marli Dias, de 55 anos. Após dez anos lutando contra a depressão, a dona de casa desenvolveu a fibromialgia. As dores incapacitantes só melhoraram após as primeiras sessões com a equipe de Fisioterapia do Multicentro Carlos Gomes.
“Tive uma crise que me deixou três dias seguidos na cama. São dores terríveis. Depois que iniciei o tratamento com a fisioterapia, minha vida mudou. Agora consigo fazer novamente minhas atividades em casa”, comemorou Marli.
Acompanhamento integral
O Multicentro Carlos Gomes dispõe de toda estrutura para o acompanhamento integral dos pacientes com fibromialgia. Além do circuito de fisioterapia, a unidade ambulatorial também disponibiliza o atendimento médico especializado com o reumatologista e o acompanhamento psicológico dos pacientes.
“Esse é um tipo de paciente que requer um cuidado multidisciplinar continuado. A doença está muito ligada à saúde mental. O acolhimento com a equipe de Psicologia, associado com o acompanhamento do médico especialista e das sessões de fisioterapia, ajuda na redução dos sintomas e devolve a qualidade de vida aos nossos pacientes”, afirmou Verusca Contreiras, supervisora de assistência do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Atendimento humanizado
Para Quezia Correia, 30 anos, o diferencial do atendimento no Multicentro Carlos Gomes está na humanização.
“Fico contando os dias para minhas consultas. Sempre falo com as pessoas que o atendimento do Multicentro nem parece que é do SUS. A gente se sente satisfeito quando é bem atendido desde a recepção até todos a consulta com médicos e outros profissionais. Meu ânimo muda e isso me dá mais força para continuar com o tratamento”, descreveu a jovem.
Diagnóstico
A detecção da fibromialgia é feita por uma avaliação do médico reumatologista. Alguns testes clínicos também são aplicados pelo especialista para auxiliar na maior precisão do diagnóstico.
A doença é incurável, mas os sintomas podem ser controlados com o tratamento especializado. O uso de medicamento associado com terapia cognitiva e psicoterapêutica e, ainda, a inclusão de atividades físicas leves são alternativas para amenizar os sintomas. Acupuntura e meditação também são indicadas para o tratamento da doença.