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Número de atendimentos aumentou 42% em relação ao quantitativo registrado no ano anterior
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes realizou 231.428 atendimentos em 2022, entre procedimentos de finalidade diagnóstica e consultas especializadas. O número é 42% superior em relação ao ano de 2021, quando foram realizados 162.989 acolhimentos.
Custeada pela Prefeitura de Salvador e administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde agosto de 2020, a unidade é considerada um dos multicentros mais importantes da rede ambulatorial da capital baiana, garantindo atendimento gratuito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.
No total, foram mais de 94 mil exames realizados, entre eles Mapa, Holter 24 horas, ultrassonografia, citopatológico do colo uterino, colposcopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste rápido para detecção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao longo de 2022, também foram ofertadas 136 mil consultas distribuídas em quase 30 especialidades diferentes.
“O Multicentro de Saúde Carlos Gomes é um dos mais procurados da rede municipal de Salvador. O ano de 2022 foi marcado pela crescente e significativa oferta de serviços da unidade. Desde que iniciamos a gestão da unidade, conseguimos realizar uma série de melhorias, e os nossos usuários já conseguem perceber o Jeito ISAC de cuidar, sempre com qualidade, humanização e segurança para os pacientes”, explicou Karol Oliveira, diretora-geral da unidade.
Ambulatório de HTLV
Na capital baiana, os portadores do vírus HTLV contam, agora, com um novo centro para tratamento. A implantação do Ambulatório Municipal Especializado, que aconteceu em 2022, faz parte do processo de melhorias e ampliação dos serviços realizados pela Prefeitura de Salvador e pelo ISAC.
No local é ofertado o tratamento integral aos pacientes com o agravo. Entre os serviços oferecidos estão testagem e acolhimento, coleta de exames laboratoriais de rotina, consultas médicas especializadas, acompanhamento com equipe multidisciplinar e atividades de educação e comunicação em saúde.
Ambulatório de Saúde Mental
Além disso, 2022 foi o ano da implantação de outros serviços importantes no Multicentro Carlos Gomes. Um deles foi o serviço multiprofissional de atenção especializada em Saúde Mental. A equipe multidisciplinar é composta por médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.
O multicentro é o único da capital baiana a ofertar esse tipo de assistência. O acesso ao serviço ocorre de forma regulada, ou seja, os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou pelos CAPS – Centros de Atenção Psicossociais.
Novos serviços
Além da implantação do atendimento em saúde mental, outros cinco serviços especializados foram implantados na unidade. Um deles é o Ambulatório de Reabilitação, que oferta atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Psiquiatria (infantil), contando com diferentes recursos para ser referência no cuidado e na recuperação para adultos e crianças em processos de reabilitação.
Outro serviço recém-implantado é o Ambulatório Especializado em Saúde Sexual e Reprodutiva, o qual garante assistência no planejamento familiar e prevenção de gravidez indesejada, além de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis, a partir de consultas e exames especializados.
Para a população da terceira idade foi disponibilizado o Serviço de Atenção Integral à Saúde do Idoso, que funciona de forma multiprofissional e interdisciplinar com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistente sociais especializados no trato desse público.
Já para as pessoas com hanseníase foi implantado o serviço para atendimento integral especializado no tipo II da doença.
Em 2022, a unidade também passou a ofertar especialidades médicas voltadas para o acolhimento infantil, como Endocrinologia Pediátrica, Oftalmologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica e Pneumologia Pediátrica, além de Psiquiatria Infantil em atendimento à reabilitação.
“É com grande satisfação e responsabilidade que assumimos mais esse desafio. A excelência no atendimento e o alto desempenho assistencial, que são reflexos dos princípios institucionais do ISAC, nos credenciaram na ampliação dos serviços”, afirmou Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC no Nordeste.
Satisfação do usuário
A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2022, o Multicentro alcançou 91% de satisfação dos usuários. O índice foi atestado pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
Mãe do pequeno Brian da Silva, de 5 anos, que realiza acompanhamento multidisciplinar no Multicentro Carlos Gomes, a dona de casa Gleice da Silva afirmou que o acolhimento humanizado é um dos principais diferenciais da unidade.
“O carinho e acolhimento que a gente recebe no Multicentro Carlos Gomes fazem a diferença. Descobrir que um filho tem autismo é muito difícil, e esse apoio que a gente recebe é fundamental”, destacou.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. Assim, a WeDo é a empresa que atesta a satisfação dos usuários da unidade.
Valorização das equipes
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o instituto desenvolve no Multicentro Carlos Gomes uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Duas delas são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Com duração de, no máximo, dez minutos, esses encontros diários fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar riscos.