Equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes mantém há um ano um grupo terapêutico com participação média de 25 idosos, toda terça-feira de manhã; conheça o Envelhe-Ser Com Saúde
Começou com uma maneira de promover saúde e qualidade de vida para a terceira idade, com atividades físicas e lúdicas, e agora já faz parte da programação semanal de dezenas de idosos, que aguardam ansiosos pelo próximo encontro. Este é o grupo terapêutico Envelhe-Ser Com Saúde, do Multicentro de Saúde Carlos Gomes (MCS CG), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
Criado em 5 de setembro de 2023, o grupo reúne, em média, 25 idosos, que são acompanhados por profissionais da equipe multidisciplinar da unidade, todas as terças-feiras, às 10 horas. É um momento para descontrair, aprender coisas novas e fazer parte de uma comunidade.
“Tem sido muito especial para todos, tanto os idosos, quanto nós, profissionais”, revela Diva Teixeira, fisioterapeuta nas áreas de Gerontologia e Neurofuncional. “Neste primeiro ano, desenvolvemos várias atividades e atraímos mais colegas para participarem conosco, contribuindo com suas abordagens e propostas em qualidade de assistência. A evolução dos aspectos funcionais e cognitivos comportamentais dos pacientes é visível, e ficamos muito felizes em saber que todos anseiam por estar aqui novamente, pois tem feito a diferença na vida deles e de seus familiares”, destaca.
Os encontros semanais envolvem palestras educativas, momento para oração, musicoterapia, dinâmicas em grupo e atividades externas, como visita ao teatro e museu. Há também uma pausa para o lanche, para deixar todos de barriga cheia e dar forças para que fiquem até o final do encontro, ao meio-dia.
“Todas essas atividades visam potencializar a coordenação motora e a flexibilidade física e cognitiva”, pontua Joseane Conceição, fisioterapeuta. “A proposta é aliar saúde e conhecimento, e ajudá-los a conectar o que já sabem com o que é novo. Isso possibilita que essas pessoas envelheçam melhor, mais alertas, participativos e cientes dos seus direitos”, ressalta.
A enfermeira Ivone Conceição também destaca a evolução dos pacientes ao longo do primeiro ano de atividades. “Eu faço os testes cognitivos dos pacientes idosos e os encaminho para a Geriatria, mas é aqui que eu vejo a evolução deles, tanto em mobilidade, quanto em cognição. E todos estão felizes em estar aqui, é muito gratificante”, acrescenta.
Qualidade de vida
Entre os idosos que participam desde a criação do grupo está Urânia Giru Silva, de 63 anos, que agora vem acompanhada do pai, que tem, segundo ela, melhorado o humor e a memória.
“Já trouxe meu pai, minha irmã, minha prima e uma amiga. Isso aqui é motivação, fico muito feliz de estar aqui, tem sido maravilhoso. Meu pai estava passando por uma fase difícil, estava desorientado, e a mudança foi brusca. Nossa qualidade de vida é bem melhor agora”, conta.
A história é parecida com a de Claudemira Sampaio Fonseca, de 69 anos, que acompanhava a fisioterapia da mãe, Angelita Almeida Sampaio, de 98 anos, e também foi convidada para participar do grupo.
“Gosto muito de vir aqui porque a cada semana é trabalhado um tema diferente. É maravilhoso. Minha mãe interage pouco, mas só de sair de casa e fazer algo diferente, além dos exames, para ela, é muito bom. A gente aprende, dá risada e fortalece o nosso vínculo”, enfatiza.
Como participar
Para participar do grupo Envelhe-Ser Com Saúde basta ter 60 anos ou mais, vir até o Multicentro Carlos Gomes e expressar seu interesse em ingressar.
O nome deverá ser incluído na lista de participantes após uma triagem e avaliação realizada pela equipe multidisciplinar. Os encontros ocorrem toda terça-feira, às 10 horas.