RG, CNH, Passaporte ou outro documento oficial com foto, CPF e Cartão do SUS são necessários para ser atendido em qualquer unidade de saúde

Quais são os documentos necessários para ser atendido no Multicentro Carlos Gomes?

É obrigatório apresentar os documentos pessoais e o cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde.

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), oferece atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa complexidade, onde os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde podem fazer o acompanhamento de problemas de saúde sem risco iminente à vida. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas, exceto feriados.

O fluxo de atendimento é realizado pela rede municipal de Saúde, onde, no caso da primeira consulta ou exame, o usuário deve ir até uma UBS – Unidade Básica de Saúde fazer o agendamento e entrar na lista de espera eletrônica. Após a verificação de disponibilidade de vaga, as equipes do Multicentro de Saúde entram em contato com o usuário para informar a data e hora do atendimento. Já no caso dos usuários que já fazem acompanhamento pelo Carlos Gomes localizado no prédio da unidade.

E no dia do atendimento, o paciente deve apresentar os seguintes documentos pessoais:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);

– CPF;

– CNS (também conhecido como Cartão do SUS);

– Guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico (para exames)

Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima, à Secretaria de Saúde do município para fazer a solicitação ou ainda emitir pela internet.

Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?

O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.

Para emiti-lo, é necessário apresentar:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);

– CPF;

– Certidão de nascimento ou casamento;

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.);

– Número de PIS/PASEP (se tiver).

Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.

Como emitir o Cartão do SUS pela internet?

Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.

A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.

Aplicativo Conecte SUS reúne as informações mais relevantes e todo o histórico do usuário
Com o aplicativo Conecte SUS o usuário tem acesso à versão digital do Cartão do SUS e seu histórico de dados de saúde

Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.

Pelo aplicativo:

– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.

Pelo site:

– Acesse o site Conecte SUS;

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.

O que é a lista de espera eletrônica ?

Agora que você já sabe quais documentos levar quando for até o MCS Carlos Gomes, conheça também o que é e como funciona a lista de espera eletrônica.

Quando assumiu a gestão do Multicentro de Saúde, em agosto de 2020, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania deu início a um amplo processo de modernização, onde implementou ferramentas para dar mais agilidade e eficiência nos processos internos e atendimento ao público. E a lista de espera eletrônica foi uma dessas soluções, sendo criada para desestimular as filas que se formavam diariamente pela manhã ao redor da unidade.

Desde então, após agendar uma consulta ou exame, seja por meio de uma UBS ou no guichê de marcação do Ambulatório, o usuário agora aguarda pelo contato da equipe via telefone, que vai informar o dia e a hora que o atendimento especializado será realizado assim que a vaga estiver liberada, oferecendo uma assistência mais qualificada, humanizada e segura.

Para obter informações, basta entrar em contato com a Central Telefônica do  pelo número (71) 3025-9600.

Quando procurar atendimento no Carlos Gomes?

O MCS Carlos Gomes é referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, com foco na cultura de segurança, qualidade assistencial e melhoria contínua. Dispõe de atendimento com equipe multidisciplinar e em mais de 20 especialidades médicas, além de exames laboratoriais, físicos e de imagem.

É o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Saúde da capital baiana, sendo custeada pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC.

São exemplos de casos para procurar atendimento no MCSCG:

– Angiologia;

– Audiometria Tonal;

– Cardiologia;

– Clínica Médica;

– Colposcopia;

– Dermatologia;

– Ecocardiograma Transtorácico;

– Eletrocardiograma;

– Eletroencefalograma;

– Endocrinologia;

– Fisioterapia;

– Fonoaudiologia;

– Gastroenterologia;

– Geriatria;

– Ginecologia;

– Mastologia;

– Neurologia;

– Oftalmologia;

– Ortopedia;

– Otorrinolaringologista;

– Pediatria;

– Ultrassonografia;

– Urologia

Se o usuário apresenta sintomas como febre, vômito, diarréia ou falta de ar, ou sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.

A demanda é aberta, isto é, por ordem de chegada sem a necessidade de agendamento prévio, para os casos de aplicação de curativos, retirada de pontos cirúrgicos, realização de testes rápidos para detecção de IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis e retirada de medicamentos na Farmácia.

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