Getting your Trinity Audio player ready...
|
A equipe de Enfermagem do Multicentro Carlos Gomes fez um bate-papo com os usuários sobre o diagnóstico e o tratamento precoce da doença
A equipe de Enfermagem do Multicentro Carlos Gomes realizou uma atividade na sala de espera com o objetivo de orientar pacientes e acompanhantes sobre os principais sinais e sintomas da tuberculose.
Tanto o exame para detecção da patologia quanto o tratamento estão disponíveis gratuitamente por meio da rede de atenção básica de Salvador.
De acordo com Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro Carlos Gomes, a desinformação é o maior vilão do combate à tuberculose.
“Apesar de ser uma doença conhecida, muitas pessoas demoram a procurar os serviços de saúde para iniciar o diagnóstico e tratamento de forma precoce. Essa situação aumenta os riscos de agravamento do quadro do paciente, bem como facilita a transmissão da tuberculose para outras pessoas sadias. Entender os sintomas e se dirigir ao médico precocemente é a melhor arma para combater essa patologia”, afirmou Paula Souza.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença contagiosa que afeta principalmente os pulmões. Ela é transmitida de uma pessoa infectada para uma saudável por meio de gotículas de saliva expelidas ao tossir, falar ou espirar.
Os principais sintomas são tosse persistente há mais de duas semanas, febre, fadiga, suor noturno e perda de peso repentina. Os pacientes com mais de 15 dias com os sintomas devem realizar a avaliação clínica associada ao exame do escarro para detectar a doença.
O tratamento é ofertado integralmente na rede básica do SUS – Sistema Único de Saúde e dura entre seis e doze meses. O abandono precoce do tratamento é um dos principais motivos do agravamento do quadro clínico dos infectados e da prevalência da doença no país, uma vez que o paciente deve ser acompanhado continuamente até a cura. O objetivo de interromper a cadeia de transmissão e evitar possíveis adoecimentos.