AIDS: Alimentação saudável pode aumentar imunidade de portadores da doença

Getting your Trinity Audio player ready...

Equipe de Nutrição do Multicentro Carlos Gomes promove palestra sobre o tema na sala de espera

O uso de alimentos que aumentam a imunidade e melhoram a qualidade de vida dos portadores de HIV. Esse foi o tema da palestra promovida pela equipe de Nutrição do Multicentro Carlos Gomes na sala de espera da unidade. A iniciativa fez parte das ações do Dezembro Vermelho – mês alusivo à prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Para melhorar a imunidade, o paciente deve seguir uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, nutrientes e proteínas. Com isso, alguns alimentos deverão fazer parte do seu cardápio diariamente, enquanto outros devem ser evitados ou consumidos apenas ocasionalmente”, afirmou Laísa Pontes, nutricionista do Multicentro Carlos Gomes.

Cuidado no preparo

Os profissionais também alertaram sobre a importância do manuseio e higienização correta dos alimentos. Essa medida tem como objetivo minimizar os riscos de contaminação dos produtos.

“Antes do preparo e ingestão também devem ser tomada medidas de cuidado, uma vez que diversos alimentos podem estar contaminados com vírus, fungos ou bactérias capazes de causar problemas ainda maiores a saúde”, explicou Laísa Pontes.

Diagnóstico

No Multicentro Carlos Gomes, posto administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na capital baiana, os beneficiários SUS soteropolitanos têm acesso à testagem rápida para detecção do vírus.

A coleta é feita a partir de uma pequena amostra de sangue ou por fluido oral. O exame pode ser realizado de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos. Os pacientes identificados com sorologia positiva são encaminhados para rede especializada para dar início ao tratamento com uma equipe multidisciplinar.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.