Familiares e crianças com autismo fazem visita à exposição de arte em Salvador

Getting your Trinity Audio player ready...

Pacientes realizam tratamento no Multicentro de Saúde Carlos Gomes

Familiares e crianças diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista atendidas no Multicentro de Saúde Carlos Gomes tiveram uma manhã diferente e cheia de descobertas nesta terça-feira, 30/08.

Acompanhados das equipes multidisciplinares da unidade ambulatorial, os pequenos puderam explorar o universo sensitivo artísticos durante uma visita a uma exposição de artes no espaço Caixa Cultural, localizado no centro da capital baiana.

Durante a visita, elas exploraram, brincaram, se divertiram, aprenderam sobre obras de arte, bem como experimentaram novos sons e cores. Ao final, pacientes e acompanhantes participaram de uma sessão de cinema com direito à pipoca e muita descontração.

De acordo com Cheila Hanhoerster, psicóloga do Multicentro Carlos Gomes, a atividade fortalece o relacionamento entre as equipes de saúde com os pacientes e familiares, bem como proporciona maior autonomia e sociabilização para as crianças com autismo.

“Esse tipo de iniciativa fortalece nosso pilar do acolhimento humanizado ao mesmo tempo que  estimula as crianças autistas ao envolvimento social. A arte pode ser uma ferramenta valiosa no tratamento de crianças autistas, porque é um elemento fundamental para desenvolver atividades que configurem um estímulo para sua inserção social e desenvolvimento da comunicação”, explicou.

Sinais do autismo em crianças

O TEA – Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social. A presença de comportamentos e interesses repetitivos ou restritos, também são sinais que podem indicar o transtorno, de acordo com Sociedade Brasileira de Pediatria. Essa condição é permanente e a cura ainda é desconhecida, mas a estimulação precoce pode contribuir para alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.

A SBP relata que os sinais do Transtorno do Espectro Autista podem surgir logo depois do nascimento, mas se tornam mais consistentes entre 12 e 24 meses de idade. Porém, o diagnóstico ocorre, em média, somente entre os 4 e 5 anos de idade.

Nesse sentido, é importante a identificação de marcadores já no primeiro ano de vida do bebê. Os sinais de alerta são:

6 meses

– Poucas expressões faciais;

– Baixo contato ocular;

– Ausência de sorriso social;

– Pouco engajamento sociocomunicativo.

9 meses

Falta do balbuciar como “mamã” e “papa”, comum para essa faixa etária;

Ausência de resposta quando é chamado;

Imitação pouca ou ausente.

12 meses

Ausência de balbucios;

Falta de gestos convencionais (abanar para dar tchau, por exemplo);

Ausência de atenção compartilhada.

Assistência aos pacientes com autismo

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes oferta ao beneficiário da rede SUS – Sistema Único de Saúde acolhimento especializado para pessoas com autismo como: atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia e Psicologia.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão pode se dirigir a uma das 156 unidades básicas da rede municipal de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8 às 17 horas, portando o cartão SUS e a requisição médica com a indicação da especialidade prescrita para consulta.

O Multicentro Carlos Gomes é custeado pela Prefeitura de Salvador e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.