Getting your Trinity Audio player ready...
|
Equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes realiza ação para sensibilizar pacientes assistidos na unidade sobre o tema
Com objetivo de chamar a atenção dos pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatites Virais sobre a importância da manutenção de uma alimentação saudável, a equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes realizou uma ação educativa sobre o tema.
A hepatite viral é uma inflamação no fígado causada por vírus que pode levar a sintomas, como dor de cabeça, mal-estar, dor e inchaço abdominal, pele e olhos amarelos, náuseas, falta de apetite e perda de peso.
Os pacientes com o agravo devem priorizar a ingestão de alimentos como proteínas magras, frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas para promover a recuperação do fígado.
A redução do consumo de gorduras e alimentos ricos em açúcares também é recomendado pelos especialistas. “Consumir frituras, produtos industrializados e refrigerantes podem gerar uma lesão ainda maior no fígado, resultando algumas vezes em dor abdominal e diarreia. Por esse motivo, é importante que o portador de hepatite possa manter uma dieta equilibrada e saudável”, explicou Laísa Pontes, nutricionista do Multicentro Carlos Gomes.
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes é custeado pela Prefeitura de Salvador e sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Dieta saudável
O portador de hepatites deve priorizar alimentos integrais. Além disso, é importante também fazer de 5 a 7 refeições fracionadas ao longo do dia, evitando, assim, a perda de peso devido à falta de apetite que pode surgir em algumas pessoas.
Confira a lista de alimentos que devem ser priorizados:
– Frutas, como maçã, pera, abacaxi, uva, mamão, laranja, manga e banana;
– Legumes e verduras, como alface, tomate, brócolis, chuchu, abóbora e berinjela;
– Proteínas magras, como peixes de carne branca, frango e ovo;
– Cereais integrais, como arroz integral, milho, aveia, macarrão integral e quinoa;
– Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e soja;
– Gorduras saudáveis, como azeite, óleo de abacate, nozes, castanha do Pará e óleo de linhaça;
– Laticínios magros, como leite desnatado, iogurte desnatado sem açúcar e queijos brancos;
– Tubérculos, como batata, aipim e inhame;
– Temperos e ervas naturais, como cúrcuma, sálvia, orégano, coentro, salsa, hortelã, cravo, tomilho e canela.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos ricos em gordura devem ser evitados, porque durante a hepatite a produção de sais biliares – substâncias responsáveis por ajudar a digerir as gorduras – estão reduzidas. Assim, os alimentos que devem ser evitados durante a hepatite são:
– Carnes gordas, como carne vermelha, bacon, peixes gordos, como salmão, sardinha e atum;
– Laticínios com muita gordura, como manteiga, margarina, leite integral, iogurte integral, queijos amarelos e creme de leite;
– Alimentos embutidos, como linguiça, salsicha, salame, presunto e mortadela;
– Alimentos industrializados, como hambúrguer, pizza e refeições do tipo fast food;
– Alimentos ricos em açúcar, como bolo, tortas, biscoitos, chocolates, geleias, sucos e refrigerantes;
– Temperos e molhos industrializados, como molho pronto de salada, ketchup, maionese e caldos em cubos prontos para temperar;
– Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.