Getting your Trinity Audio player ready...
|
Reunião foi promovida pela equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes
Com o objetivo de criar um espaço para compartilhar experiências e disseminar informações sobre o TEA – Transtorno Espectro Autismo, a equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes realizou um encontro na unidade ambulatorial
A ação reuniu familiares de pessoas com autismo atendidas no posto. O intuito foi facilitar a troca de experiências entre pessoas que convivem diariamente com as descobertas, os desafios e as superações que envolvem o cuidado com o portador de autismo.
“Proporcionamos um momento onde os pais pudessem ter uma melhor integração entre eles. Aquelas pessoas que têm maior experiência puderam compartilhar seus relatos de vida como forma de incentivo a todos os participantes. A lição que fica é que o diagnóstico não é sentença e toda criança tem suas potencialidades, basta ela ser desenvolvida e a família acreditar nesse desenvolvimento”, explicou Sheila Dias, fonoaudióloga no Multicentro Carlos Gomes.
É possível vencer
Mãe do pequeno Erick Conceição, de 6 anos, que realiza acompanhamento multidisciplinar no Multicentro Carlos Gomes, a dona de casa Caroline Conceição, afirmou que histórias compartilhadas ajudam a fortalecer ainda mais os familiares das crianças com autismo. Ela destacou ainda que ouvir que outras famílias têm conseguido vencer os desafios é uma inspiração que demonstra que é possível vencer.
“Descobri que Erick tinha autismo quando ele tinha dois anos e meio. Foi um pouco assustador no início, mas com o apoio da equipe de saúde, consegui descobrir o quanto meu filho é capaz. Ouvir as histórias de outras mães foi muito importante para a gente saber que podemos contar umas com as outras”, ressaltou.
Assistência aos pacientes com autismo
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes oferta ao beneficiário da rede SUS – Sistema Único de Saúde acolhimento especializado para pessoas com autismo como: atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia e Psicologia.
Para ter acesso aos serviços, o cidadão pode se dirigir a uma das 156 unidades básicas da rede municipal de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8 às 17 horas, portando o cartão SUS e a requisição médica com a indicação da especialidade prescrita para consulta.
O Multicentro Carlos Gomes é custeado pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.