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Renovação também marca a expansão dos serviços ofertados na unidade ambulatorial
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania está credenciado para seguir com a gestão compartilhada do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador. A renovação do contrato de mais dois anos foi publicada na edição desta terça-feira, 22/02, do DOM – Diário Oficial do Município.
A renovação do contrato firmado aconteceu após apresentação da proposta de menor valor global e capacidade técnica para atuar na gestão compartilhada com a Prefeitura de Salvador, durante o Chamamento Público que contou com a disputa de outras Organizações Sociais.
“É com grande satisfação e responsabilidade que assumimos mais esse desafio. A excelência no atendimento e o alto desempenho assistencial, que são reflexos dos princípios institucionais do ISAC, nos credenciou na renovação desse importante contrato. Nosso objetivo é dar continuidade ao modelo de gestão do Instituto, para que os nossos usuários possam ter à disposição uma assistência sempre humanizada, com alto padrão de qualidade e segurança”, Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC no Nordeste.
Atenção especializada em saúde mental
A partir de agora, o Multicentro Carlos Gomes também terá acolhimento especializado em saúde mental. A assistência será prestada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos psiquiatras adulto e infantil, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Com isso, o posto passa a ser o primeiro Multicentro de Saúde da cidade com a oferta desse tipo de acolhimento.
Expansão dos serviços
O novo contrato também marca a expansão dos serviços gerenciados pelo ISAC no Multicentro de Saúde. A partir de agora, o Instituto será responsável pela operacionalização do Laboratório que funciona na unidade. O setor é responsável pela coleta e análise de exames laboratoriais de forma gratuita para o beneficiário do SUS – Sistema Único de Saúde da capital baiana.
Outros serviços também implantados com a assunção contratual com o município. Agora os beneficiários SUS soteropolitanos contarão com o atendimento especializado em Fisioterapia urológica e ginecológica e terapia ocupacional.
Especialidades médicas como Alergologia, Coloproctologia, Gastrologia pediátrica, Ginecologia obstétrica, Hematologia geral, Hepatologia geral, Infectologia pediátrica, Pneumologia pediátrica, bem como Psiquiatria adulto e infantil também foram incorporadas a lista de consultas especializadas ofertadas no Multicentro.
“Conseguimos demonstrar a qualidade da assistência prestada pelo ISAC, sempre pautada na humanização e segurança do paciente, e isso trouxe ainda mais confiança para que pudéssemos assumir essa renovação contratual com a expansão dos serviços prestados no Multicentro Carlos Gomes. Nossa expectativa é garantir cada vez mais um atendimento com excelência aos nossos pacientes”, explicou Karol Oliveira, diretora geral do Multicentro.
Jeito ISAC de cuidar
Desde que assumiu a gestão compartilhada do Multicentro Carlos Gomes, o ISAC iniciou um amplo processo de melhoria de fluxos, processos e modernização da assistência com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
Para resolver um problema histórico de formação de filas para agendamento de consultas e exames que se formavam todas as manhãs na unidade, foi implantada uma nova central telefônica e o sistema de fila de espera virtual para atendimento dos pacientes da unidade. O setor de marcação também ganhou ampliação dos espaços com a inclusão de duas salas, todas com acessibilidade para os pacientes. A reorganização dos fluxos proporciona mais conforto aos usuários.
A reestruturação do espaço físico da unidade também possibilitou a reativação da oferta do exame de eletroencefalograma. “Durante esse ano, conseguimos assegurar um atendimento mais humanizado, seguro e de qualidade aos nossos beneficiários. Também conseguimos implantar processos mais eficazes que geraram a melhoria de alguns indicadores. Com o processo de modernização que implementamos com a central telefônica e o sistema de fila de espera conseguimos acabar com um problema histórico das filas que se formavam na frente da unidade. Mesmo com algumas dificuldades ainda enfrentadas no serviço, temos convicção de que o cidadão soteropolitano já consegue perceber a diferença do Jeito ISAC de cuidar”, pontuou Kamyla Bastos.
Valorização das equipes
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve no Multicentro Carlos Gomes uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.
Satisfação do usuário
A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, o Multicentro alcançou 96% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.