Getting your Trinity Audio player ready...
|
Apenas 33% dos homens brasileiros frequentam o médico uma vez ao ano
Com o objetivo de sensibilizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde e, sobretudo, sobre os riscos do câncer de próstata, a equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes, unidade administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, na Bahia, promoveu uma ação na sala de espera da unidade. A mobilização foi em alusão ao Dia Internacional do Homem, lembrado em 15 de julho.
Culturalmente, os homens no Brasil apresentam dificuldade de frequentar periodicamente os serviços de saúde. Um estudo do Ministério da Saúde revelou que 40% dos brasileiros com 39 anos só procuram o médico quando se sentem mal. Esse percentual cai para 20% quando se trata de homens com mais de 40 anos de idade. O levantamento apresentou ainda que apenas 33% do público masculino no país vão ao médico uma vez ao ano.
“Comumente, o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade, e isso acaba afastando o homem dos serviços de saúde. Essa prática acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, somatização de agravos, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras coisas”, afirmou Paula Souza, supervisora assistencial do Multicentro Carlos Gomes.
Diagnóstico precoce
A procura pelos serviços de saúde somente em situações emergenciais é uma situação preocupante para a saúde masculina. Isso porque o diagnóstico precoce das doenças faz toda a diferença nas chances de cura.
“Quando conseguimos detectar uma doença ainda na fase inicial, a possibilidade de cura ou da aplicação de um tratamento menos invasivo aumenta significativamente. Também conseguimos reduzir as chances de sequelas permanentes em decorrência dos agravos. Por esse motivo é necessário que os homens quebrem o preconceito e façam as consultas de rotina para manter o cuidado com a saúde”, destacou Paula Souza.
Assistência ao público masculino
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes dispõe de equipes multidisciplinares habilitadas para a assistência ao público masculino. Na unidade é possível ter acesso a consultas especializadas em urologia, cardiologia, oftalmologia, entre outras especialidades, além de serviços de apoio diagnóstico com oferta de exames.
O agendamento para primeira consulta ou exame na unidade pode ser feito em uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8 às 17 horas. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o cartão SUS de Salvador.
Os pacientes que já são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes podem agendar os procedimentos no guichê de marcação de consultas e exames, que fica localizado no prédio da unidade durante o horário de funcionamento do posto.