Getting your Trinity Audio player ready...
|
Equipe do Multicentro Carlos Gomes promove sala de espera para chamar a atenção sobre sintomas da doença
O lúpus é a doença autoimune que mais acomete os brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 65 mil brasileiros vivem com a doença no país. Apesar da grande incidência, a desinformação ainda é a grande vilã na luta conta o agravo.
Nesse sentido, a equipe de Fisioterapia do Multicentro Carlos Gomes promoveu uma ação educativa na sala de espera para levar informação sobre o lúpus para pacientes e acompanhantes da unidade ambulatorial. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania,
“Mesmo sendo incurável, o lúpus pode ser tratado e o portador consegue ter boa qualidade de vida através do acompanhamento contínuo com as equipes multidisciplinares. O grande desafio é que por falta de conhecimento, muitas pessoas demoram a procurar os serviços de saúde para o tratamento da doença. A sala de espera teve como principal objetivo apresentar aspectos sobre os sintomas e tratamento da doença para que os participantes possam ser multiplicadores das informações entre os familiares, grupo de amigos e demais locais onde estão inseridos”, explicou Verusca Contreiras.
O que é o lúpus?
O lúpus é uma doença inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico ataca estruturas saudáveis do corpo por razões ainda desconhecidas. Os sintomas mais comuns são dores nas articulações, cansaço constante, febre baixa frequente, perda de peso involuntário e rigidez muscular.
O diagnóstico é feito por meio da análise clínica feita do médico e exames laboratoriais. Normalmente, o tratamento é realizado com uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides.
Referência na assistência ao lúpus
O lúpus também se caracteriza por gerar sensibilidade à luz do sol. Os portadores do agravo costumam desenvolver feridas no corpo quando expostos aos raios ultravioletas.
Em Salvador, a farmácia do Multicentro Carlos Gomes é referência na capital baiana para retirada de protetor solar de forma gratuita para os portadores de lúpus. Para ter acesso ao protetor solar, o portador deve fazer o cadastro na sede da SMS – Secretaria Municipal da Saúde, na Rua da Grécia, 3, Comércio. É necessário apresentar original e cópia do relatório médico emitido até 90 dias, receita, identidade, comprovante de endereço dos últimos três meses e cartão do SUS. O produto é disponibilizado durante todo o ano, no quantitativo mensal de oito protetores para adultos e quatro para crianças.
“O portador de lúpus necessita da aplicação diária do protetor solar na pele para ter uma vida normal. Salvador é uma cidade quente e a disponibilidade gratuita desse produto assegura um ganho para a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Cecília Oliveira, coordenadora da Farmácia do Multicentro Carlos Gomes.