Getting your Trinity Audio player ready...
|
Iniciativa faz parte do programa Atitude Segura do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania
Para minimizar os riscos de infecção em decorrência do uso de adornos como anéis, alianças, pulseiras, colares, brincos, entre outros, o Núcleo de Segurança do Paciente do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador, realizou uma mobilização nesta terça-feira, 30/3. O objetivo foi orientar os colaboradores da unidade sobre o tema.
A iniciativa faz parte da campanha “Adorno Jamais”, promovida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em todas unidades administradas pela organização social no país.
Normativa
A Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho, proíbe os trabalhadores dos serviços de saúde de utilizarem no ambiente hospitalar adornos e crachás pendurados com cordão.
A medida tem objetivo de proteção à segurança e à saúde dos profissionais e pacientes.
“Promover atitudes seguras faz parte do Jeito ISAC de cuidar. Os adornos podem acumular micro-organismos e aumentam os riscos de contaminação tanto dos colaboradores quanto dos pacientes. São pequenas iniciativas que tornam nosso ambiente mais seguro”, explicou Karol Oliveira, diretora-geral do Multicentro Carlos Gomes.
Durante a mobilização, também foi reforçada a importância da higienização das mãos, bem como orientações aos colaboradores para manutenção das unhas aparadas.