Multicentro Carlos Gomes realiza mobilização do Janeiro Branco

Getting your Trinity Audio player ready...

Ação faz parte da campanha do ISAC ‘Saúde Mental é uma questão de todos’

Os picos de ansiedade cada vez mais recorrentes após o início da pandemia fizeram com que a estudante de história, Bárbara Luana, 24 anos, tomasse coragem e procurasse ajuda. A moradora da capital baiana encontrou na equipe de psicologia do Multicentro Carlos Gomes o auxílio que precisava para retomar o equilíbrio emocional e voltar a realizar as atividades diárias com mais confiança.

“As consultas com a psicóloga me ajudaram a desenvolver uma autoconfiança e fez com que melhorasse minha interação com as pessoas. A ansiedade que era muito comum desde que ingressei na faculdade está cada vez menos intensa e hoje tenho levo a vida com muito mais tranquilidade”, descreveu a estudante.

Infelizmente, quando o assunto é saúde mental, a atitude de Bárbara Luana de procurar ajuda antes do agravamento dos sintomas ainda é exceção. O Brasil é campeão mundial em casos de ansiedade e o quinto com mais pessoas deprimidas, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde. E, apesar disso, os transtornos mentais ainda são um tabu para a maioria das pessoas.

Janeiro Branco

Para desmistificar o assunto, a equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos promoveu uma atividade para os pacientes e acompanhantes que aguardavam na sala de espera da unidade. A mobilização fez parte das ações do Janeiro Branco, mês de sensibilização da saúde mental.

“A saúde mental deve ser encarada como o mesmo nível de importância que dispensamos para cuidar do nosso corpo, por exemplo. As pessoas precisam entender que o desequilíbrio emocional é uma porta aberta para o desenvolvimento tanto de transtornos mentais como patologias físicas”, destacou Bárbara Saionara, psicóloga do Multicentro Carlos Gomes.

Saúde Mental é uma questão de todos

Durante o mês de janeiro, as unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em todo país aderiram ao Movimento pela Vida para sensibilizar a população, especialmente as comunidades onde ele está inserido, sobre a importância do autocuidado com a saúde mental.

 

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.