Pacientes infantins portadores da doença falciforme e em tratamento no ambulatório participaram de gincanas e ganharam presentes
Diversão, risos e brincadeiras marcaram a abertura da Semana de Mobilização da Doença Falciforme no MCS – Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Em tratamento na unidade, crianças portadoras da doença falciforme participaram de uma manhã de gincanas com a equipe do ambulatório e ganharam presentes.
A atividade faz parte da feira de saúde e empreendedorismo “Pensar, Empreender”, que ocorre no período de 23 a 27 de outubro, das 10h às 15h, na entrada principal do Multicentro. Além da distribuição de brinquedos, a semana de mobilização também conta com bazar solidário, feira de artesanato, palestras e distribuição de informativos sobre a doença falciforme.
Socialização é a palavra-chave, de acordo com Jamaica Santos, assistente social e representante técnica em doença falciforme da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Ela explica que as atividades da feira foram divididas entre público infantil e adulto, e que a proposta da distribuição de brinquedos é fazer as crianças interagirem enquanto brincam.
“Os brinquedos foram doados pelos colaboradores e parceiros do ambulatório, e o público externo. E começamos as atividades com as crianças porque outubro é o mês das crianças”, explica Jamaica. “Já a distribuição dos brinquedos faz parte de um conjunto de ações, dentre as quais fazer as crianças socializarem, assim como seus pais e responsáveis. Procuramos ver como eles interagem, trocam experiências, e a doação dos brinquedos é parte do processo”, acrescenta.
A semana de mobilização encerra no dia 27 de outubro, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, instituído pela Lei nº 12.104, de 2009. Atualmente, 1.062 pacientes com doença falciforme estão cadastrados no ambulatório do Multicentro Carlos Gomes.
Surpresa para adultos e crianças
Ainda segundo Jamaica Santos, na semana anterior à semana de mobilização, os pais e responsáveis dos pacientes infantins foram convidados a vir ao Multicentro na segunda-feira, 23, e, quando chegaram, foram surpreendidos junto com as crianças.
Foi o caso de Raquel de Oliveira Glória, que trouxe o filho Miguel de Oliveira Santiago, de seis anos. “Perguntaram se eu queria marcar a consulta para o dia 23, mas eu queria o dia 29, pois tinha compromisso. Então, disseram que eu iria gostar e eu aceitei. O meu menino já ganhou brinquedo, lanche. Eu gostei muito. E ele está tão animado que nem se importa mais com a minha presença”, diz.
Miguel foi diagnosticado com doença falciforme nos primeiros dias de vida, ao realizar o Teste do Pezinho. Após a confirmação, foi encaminhado para o MCS Carlos Gomes, onde faz tratamento desde então. “Ele brinca, leva uma vida normal. Em todos esses anos, só foram três crises. Aqui, ele tem consulta com médica e nutricionista, e acho o tratamento excelente”, revela.
Sobre o Multicentro Carlos Gomes
Referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, o Multicentro Carlos Gomes é o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Salvador. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 27 especialidades e realização de 16 tipos de exames.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.