Ao todo, o MCS Carlos Gomes realizou 151.671 atendimentos e 162.682 exames
“Atendimento maravilhoso, fui bem tratada e orientada. Gosto dos médicos, recepcionistas, pessoal que dá suporte ao ambulatório da Anemia Falciforme, de todos”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados ao Multicentro de Saúde (MCS) Carlos Gomes, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Em 2024, o MCS Carlos Gomes realizou 151.671 atendimentos em Clínica Geral, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Geriatria, Ginecologia, Nutrição, Fisioterapia e outras especialidades. Além disso, realizou 162.682 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre exames laboratoriais, de raio-x, eletrocardiogramas e ultrassonografias.
“O ano de 2024 foi um ano de grandes avanços, aumento da produtividade e inovações transformadoras”, destaca Ana Carla Lobão, diretora Administrativa do MCS Carlos Gomes. “A combinação de melhores práticas operacionais, somadas ao atendimento humanizado e de qualidade para os pacientes, permitiram que alcançássemos novos patamares de produtividade e eficiência”, acrescenta.
Os multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Martin são geridos pelo ISAC e, juntas, as três unidades somaram mais de 700 mil procedimentos realizados, em 2024.
Melhorias e investimentos
Entre os principais avanços da unidade, estão a criação e manutenção dos grupos terapêuticos, como o Envelhe-Ser Com Saúde (de atividades lúdicas e multidisciplinares para a terceira idade), Mulheres de Fibra (de fortalecimento da autoestima e saúde mental de mulheres negras) e Práticas Educativas Parentais (de assistência e troca de experiência entre pais e responsáveis por portadores de autismo), segundo Ana Carla.
A diretora também destaca a aquisição de dois aparelhos de ultrassonografia e ecocardiograma para a realização de exames de diagnóstico por imagem, juntamente com o aumento do número de salas de atendimento para consulta e a reforma da antiga copa, que virou um consultório.
Também houve pintura e revitalização da unidade, instalação de guichê para triagem na Farmácia, reestruturação de setores e otimização dos espaços, e o conserto e substituição de cadeiras, macas e outros móveis e objetos, como melhorias estruturais e investimentos ao longo de 2024.
“Além da busca contínua pela qualidade e eficiência no atendimento aos usuários, juntamente com a valorização e reconhecimento profissional dos colaboradores, nossos planos para 2025 incluem o agendamento de consultas de forma mais fácil e acessível, seja presencial, online ou por telefone, assim como a minimização do tempo de espera, redução do absenteísmo, melhoria da acessibilidade e inclusão dos ambientes e serviços essenciais e, finalmente, um atendimento completo e integrado, indo além do tratamento de doenças, mas envolvendo a prevenção e a promoção da saúde e o bem-estar em geral”, conclui.